Livro

Viver sempre também cansa, narrativa sobre a memória, a degradação física e intelectual provocada pelo envelhecimento, mas também sobre o amor e a perda de quem amamos. Sobre as diferentes perdas que vamos sofrendo ao longo da vida.

 

Foi vencedora do Prémio Florbela Espanca 2017. Eis a razão para essa escolha: «O Júri fundamentou a sua decisão na vertente psicológica da protagonista, coerência textual, fluência na transição dos tempos narrativos e pertinência do tema.»

AUTOR

Anabela B. nasceu em Lisboa, mas viveu grande parte da sua vida no Porto, onde frequentou o Liceu Carolina Michaelis, depois a Faculdade de Letras, tendo-se licenciado em História. Foi na mesma Faculdade que fez o Mestrado em História da Cultura e depois o Doutoramento em Cultura. Atualmente reside em Vila Nova de Gaia.

 

Começou a publicar livros aos dezasseis anos. Tem uma vasta obra publicada com o nome de ANABELA MIMOSO que vai desde os manuais escolares, ao conto e novela infantojuvenil, e aos estudos académicos, essencialmente na área da Literatura.

Destacam-se:

1. na ficção infantojuvenil - D. Bruxa Gorducha, distinguido pela Revista White Ravens, em 1996; “O Arrumador”, in Contos da Cidade das Pontes, Porto 2001; O Tesouro do Castelo do Rei, menção honrosa do Prémio Nacional de Ilustração, 2006; Aquela Palavra Mar, 2010 – PNL;

Como um pé de vento, 2006 (em coautoria com Glória Sanchez, João Pedro Mésseder e Paco Martín – projeto Estafeta do Conto da Xunta de Galicia e Direção Regional de Cultura do Norte); Foz Côa – Entre Céu e Rio, 2007 (Projeto Pintar o Verde com Letras da Direção Regional de Cultura do Norte);

 

2. na ficção para adultos – A Vida pela metade (2007); Quando nos matam os sonhos, 2012; A Sagração do amor, 2013;

 

3. nos estudos literários – Contos Tradicionais do Povo Açoriano (2010) PNL; Os Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931), em coautoria com Bento Cavadas, no âmbito do projeto de investigação “Percursos do associativismo e sindicalismo docentes em Portugal, 1890-1990”, financiado pela FCT; Rebelo de Bettencourt: Raízes de Basalto, 2014.

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.

design by LAYOUT