Livro

Estas crónicas foram escritas alguns anos depois do regresso de Angola, em cadernos que transportava diariamente e onde ia coligindo as memórias ainda vivas do périplo no Ultramar. Uma incerta aventura de catorze meses, iniciada ao som lúgubre e melancólico das sirenes do paquete Vera Cruz, o mesmo som que adiou a juventude a tantos mancebos dessa época.

O relato pungente de um rapaz da província que não ia minimamente preparado para o que iria encontrar em África; acaso alguém estaria? mas que acabou por se desembaraçar. Afinal era a guerra, a Guerra Colonial ou a Guerra do Ultramar, consoante as convicções políticas à data.

Quase uma crónica de viagem, com todos os condimentos necessários a este tipo de literatura, apimentada pelo medo do desconhecido e arriscando a vida em cada trilho ou picada. Com um final feliz para quem a leu, e para quem a viveu.

 

AUTOR

Manuel Joaquim Pifano Andrade Perninhas nasceu a 23 de julho de 1943, em Casa Branca – Sousel, no distrito de Portalegre. Foi mobilizado para Angola no dia 27 de abril de 1966, onde permaneceu até 29 de junho de 1967.

Boa parte da sua vida profissional foi passada como maquinista, encarregado e por fim inspetor do Metropolitano de Lisboa, tendo regressado à terra-natal em 2001, onde desde então cuida de um pequeno monte de família.

 

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.

design by LAYOUT