Livro

Este livro é baseado em vidas reais!

 

O José dos Santos vem de tão longe, de Barrô, concelho de Anadia, em 1866, para a zona da Comporta. Dali foge, sozinho, com apenas 8 anos e chega a Pinheiros de Azeitão. Ali sente-se renascer para uma vida de amor e carinho. Cresce naquela aldeia e mais tarde volta às suas origens para cumprir deveres cívicos. O amor que deixou em Pinheiros de Azeitão trá-lo de volta a esta nossa linda região. Cria uma grande família e os seus valores e espírito empreendedor deram os seus frutos até aos nossos dias.

Sua filha mais nova, Susana dos Santos Martins, menina muito inteligente e apoiada pelo pai, faz o seu percurso escolar com muito êxito e conclui estudos em 1907. Dedica-se desde logo a ensinar outras crianças. Casa muito nova e tem uma vida plena de felicidade, mas a sorte não estaria de bem com ela e tudo lhe rouba em 1923. Passa pela crise financeira que grassava em Portugal, no início dos anos 20 do século XX e que se agravou com a crise o Crash da Bolsa de Nova Iorque em Outubro 1929. É uma lutadora e muito independente para a sua época.

O neto, Albino Xavier Martins, criado desde o berço pelos avós maternos, José dos Santos e Maria José, nascido em 1918, no rescaldo da Primeira Grande Guerra Mundial, cresce e atravessa a Segunda Grande Guerra Mundial, deixando-lhe marcas profundas, mas uma enorme experiência de vida. Os valores que o avô lhe transmitiu foram de tal forma marcantes que ele, embora pobre, mas de grande inteligência e visão de futuro, tudo fez para que os seus filhos tivessem os estudos que ele, com a morte do avô, não pode terminar.

Três gerações com percursos de vida de luta, com muitos sucessos e alguns insucessos, mas vividas com muita determinação e garra.

A mim, estes exemplos de vida deram-me sempre alento e força para lutar por todos os meus objectivos, sendo prova disso esta narrativa que acabo de publicar.

 

AUTOR

Maria Albina G.M. Bartolomeu, reformada, nascida em Abril de 1951.

Trabalhou durante 49 anos, depois de concluídos os seus primeiros estudos.

Mais tarde voltou a estudar, em regime noturno e concluiu os estudos como Contabilista em 1986, tendo uma vida de constante formação, na Ordem dos Contabilistas Certificados, por e-learning, e noutras Entidades reconhecidas internacionalmente.

Foi nos últimos 23 anos foi Directora Administrativa e Financeira de uma Multinacional, com um relacionamento diário com Clientes, Fornecedores, Bancos e outras Entidades, além de toda a convivência diária com os seus pares e colaboradores, sempre tendo a preocupação de liderar e nunca “mandar”, vivendo assim uma das suas maiores experiências de comunicação, pois cada Ser Humano requer um tratamento próprio.

Sempre teve uma enorme paixão pela leitura e pela escrita. Começou a ser incentivada a escrever e esta seria a sua primeira obra, que muito gostaria de ver publicada, pois será um incentivo para continuar.

 

 

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.