Carlos Almeida, nascido em Lisboa, em 1960.
Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1983.
Fundador das associações culturais ARCA (Sta. Cruz da Trapa) e Gicav - Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu.
Iniciou, em 1980, a sua atividade nas áreas do Teatro de Formas Animadas, com o encenador e ator João Paulo Seara Cardoso, em ação de formação no Porto, após o que ajudou a lançar vários grupos de Teatro de Bonecos (Arca Mágica, Companhia Faz de Conta, …).
Durante mais de uma década, foi encenador e ator da Companhia Faz de Conta (Gicav), Marionetas de Viseu.
Desempenhou durante alguns anos funções técnicas e de animador cultural no Faoj/IPJ- Viseu; período durante o qual realizou formação multicultural, projetos culturais e de intercâmbio, em países como Áustria, Eslováquia e Hungria. Foi dinamizador de diversos programas de intercâmbio associativo com Grécia, França, Itália, Bélgica e, internamente, em Portugal (Viseu e Madeira).
Lecionou no Instituto Jean Piaget de Viseu, entre 1999 e 2006, na área da Construção de Formas Animadas (fantoches/marionetas) para os cursos do Ensino Básico (variantes de Ed. Física, Ed. Musical, Ed. Visual, educadores de infância e docentes do 1.º Ciclo).
Lecciono História e Educação Cívica na Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos do Viso – Viseu, com funções de coordenador de projetos no agrupamento (1700 alunos), desde 2003, com diversos projetos em dinamização – Tertúlias temáticas (trimestrais); Plano anual de exposições temáticas; Programa Parlamento dos Jovens; Programa Promoção e Educação para a Saúde; …
Outras facetas da sua atividade: animador cultural e dirigente associativo (Gicav), colaborador da revista Animarte e do jornal Terras do Baroso, cartoonista, artista plástico, escritor, criador, encenador e ator de marionetas, gastrónomo (Confraria dos Gastrónomos de Lafões).