Autores
Esmeralda Ferraz
Esmeralda Ferraz

Esmeralda Ferraz nasceu em Picote, a 5 de maio de 1956. Aos dois anos de idade mudou-se para Miranda do Douro. Cresceu no seio duma família numerosa, é a sétima de oito irmãos. Seu pai trabalhou nos escritórios da barragem. Sua mãe, apesar de muito doente, era uma jovem mulher alegre e trabalhadora que se ocupava das tarefas do lar.

Esmeralda frequentou a escola primária de Miranda e muito cedo começou a despertar a admiração da sua professora e de seu marido, psicólogo, pela sua rapidez de raciocínio e aprendizagem. Os seus textos eram lidos em voz alta, as provas expostas! Mudou-se para Penha Longa, concelho do Marco de Canaveses. Seu pai continuou o seu trabalho na barragem do Carrapatelo. A sua mãe piorou e foi Esmeralda quem cuidou dela. A doença cavalgou vertiginosamente e, dois anos depois, faleceu.

Concluiu o sexto ano de escolaridade no Posto n. 97 de Carrapatelo, em 1971. Foi-lhe atribuído um prémio Nacional “Os melhores alunos do Norte”. Vai ao Porto receber o prémio pelas mãos de representantes do Governo. Devido a circunstâncias da vida, interrompeu os estudos várias vezes.

Casou-se em 1974 e mudou-se para Paredes. Dessa união tem três filhos. Seu pai faleceu em 1976. Divorciou-se, ficou com a guarda dos filhos e foi morar para o Porto. Trabalhou num escritório de advogados e numa clínica de terapias naturais. Tirou o curso de massagista, profissão que ainda exerce. Mais tarde, regressou a Paredes.

É uma mulher sensível, amante da Natureza, gosta de caminhar, dançar, meditar e escrever!

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.