Autores
Francisco José Rito
Francisco José Rito

Francisco José Rito é o pseudónimo literário de Francisco José da Silva Vieira. Filho e neto de pescadores e varinas, nasceu em Abril de 1969, na Murtosa, terra onde cresceu e foi educado, com a simplicidade que sempre caracterizou as gentes da borda-d'água. Com apenas 19 anos, fez a mala e partiu para o outro lado do mundo, onde se fez homem e de onde regressaria em 2010.  Vida cheia de trabalhos e de sentidos, que inspiraram escritos dos mais variados géneros literários, que nunca parou de anotar e guardar. Autodidacta, publicou em prosa e em verso, as obras que se seguem:

2011 – Um mar de sentidos – Poesia – Edição de Autor

2012 – Palavras Litorais – Poesia – Edição de Autor

2013 – Entre o olhar e a alma – Poesia e Fotografia, em parceria com Carlos Figueiredo – Edição de Autor, patrocinada pela Câmara Municipal da Murtosa

2014 – O doce aroma dos cardos – Poesia – Edição de Autor

2014 – Contar Marinhão – Contos – Edição de Autor

2015 – Mal me queres bem – Poesia – Edição de Autor

2016 – Soneca, o furão brincalhão – Infantojuvenil – Edição da Câmara Municipal da Murtosa

2016 – Soneca, the playful ferret – Infantojuvenil – Edição de Autor

2016 – Versos de Cantar – Edição do Grupo Editorial Múltiplas Histórias

2017 – Os Meninos da Lagoa – Conto de Natal – Edição da Câmara Municipal da Murtosa

2018 – Lá vai a Rosa – Drama em três actos – Edição de Autor

2019  –  Arraial, o fado de cada um – Drama em dois actos – Edição de autor, patrocinada pela Câmara Municipal da Murtosa.

Ao longo da última década, participou em dezenas de Coletâneas de Poesia Contemporânea, organizadas por várias editoras.

Em 2016, o poema com que participou no primeiro volume da coletânea “Perdidamente”, da editora Pastelaria Studios, foi premiado com a edição do livro “Versos de Cantar”.

Ligado à Cultura Popular e ao Folclore, tem visto poemas seus serem musicados e cantados, principalmente na área do Fado, mas também noutros registos, inclusive em várias Marchas Populares.

Desafiado a aventurar-se como dramaturgo, escreveu três textos para teatro. Dois foram já encenados, estando o terceiro actualmente em ensaios.

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.