Autores
João L. Maio
João L. Maio

João Paulo Loureiro Maio nasceu a 27 de Junho de 1996 em Massarelos, Porto. Nesse mesmo dia, após o nascimento, é dado para adopção, ficando entregue à Casa do Caminho, associação matosinhense de acolhimento de crianças e jovens em perigo.

Dois anos volvidos, João é adoptado por um casal de jovens residentes na Póvoa de Varzim. O pai, empresário da Construção Civil, natural de Oeiras, mas com raízes em Vila do Conde. A mãe, numa primeira fase lojista e, depois, doméstica, nascida no Porto e crescida em Baião, Amarante.

É entre a cidade Poveira e Vila do Conde que passa a sua infância.

Frequenta o Instituto S. José, em Vila do Conde, congregação religiosa educativa, até aos 5 anos de idade e aos 6 inicia a educação primária na Escola do Século, na Póvoa de Varzim, onde completa o ensino primário. 

É nesta fase que começa a ganhar interesse por matérias diversas, como a História de Portugal, o Desporto ou a Geografia, entre outros. Dos 7 aos 17 anos pratica futebol num clube amador da terra, a ACR Matriz. É em meados do ensino básico, que completa na EB2 Cego do Maio, que se apercebe da sua cadência para assuntos mais profundos para a idade, como a política, a acção social, a escrita e a comunicação social. A partir dos 7 anos começa a ser presença assídua na pastelaria da rua onde morava, onde, praticamente todos os dias, se deslocava para ler o jornal. Completa, com sucesso, o primeiro ano do curso de Economia na Escola Secundária Eça de Queiroz, no concelho poveiro. Contudo, é no final desse ano que se vê forçado a decidir entre um percurso mediano nas economias ou uma incursão com potencial pelas letras. Tomada a decisão, João muda de escola regressando a Vila do Conde, ingressando na Escola Secundária José Régio. É aqui que se embrenha no estudo da Literatura, da História e do Português. O potencial para a escrita foi sendo sempre reconhecido, por colegas, professores, família e amigos, ganhando um par de concursos de escrita durante o secundário. Especializa-se, fundamentalmente, na escrita poética, tendo também sido desafiado a escrever uma novela e uma curta-metragem.

Completa o secundário e estuda, ao dia de hoje, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde cursa Estudos de Cultura e Comunicação. É em Lisboa que vive há três anos.

Entre os seus interesses, para além da escrita, constam a música (como hobby produz música electrónica), o desporto (é um aficionado adepto do FC Porto), o cinema, a comunicação social (obriga-se todos os dias a consumir informação) e o humor (elegendo Bruno Nogueira como o seu humorista predilecto). 

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.

design by LAYOUT