Autores
José Bernardo Mendes de Carvalho Amaral
José Bernardo Mendes de Carvalho Amaral

Frequentou a Escola Primária da referida freguesia, tendo por mestre-escola o professor Mário Meireles Botelho.Nas cidades de Porto e de Vila Nova de Gaia frequentou, respectivamente, o Curso Geral de Comércio, na Escola Comercial de Oliveira Martins, à Rua do Sol, completando-o com a média geral de 12,3 valores; e, na agora Escola Secundária António Sérgio, concluiu o Curso Complementar de Contabilidade e Administração, com a média final de 16 valores.

 

De1957 a1996, foi trabalhador por conta de outrem nos estabelecimentos comerciais de Aurélio Pinto Lopes, em Crestuma; no armazém de tecidos Dâmazo & Cª, Lda., no Porto; na Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau, no Porto; na Companhia de Seguros Tranquilidade, à Rua Cândidos dos Reis, no Porto; e, finalmente, terminou a sua vida laboral e oficial no extinto Banco Português do Atlântico, no Departamento Operacional de Estrangeiro, com procuração tipo B, na Praça D. João I, no Porto.

De Setembro de1965 aAgosto de 1968, esteve no serviço militar obrigatório, tendo sido destacado para a província ultramarina da Guiné, desde Agosto de1966 aAgosto de 1968, com a patente de furriel miliciano.

 

De1982 a2008 participou, só e/ou acompanhado, em vários concursos televisivos, tais como: 8 ou 80; O Caminho da Glória; Enfim Sós (A Festa Continua); Falar Português; 1-2-3 (4ª série); A Roda da Sorte; Responder à Letra; A Amiga Olga; Com a Verdade M’Enganas; Com Peso e Medida; Quem Conta um Conto …; Casa Cheia; O Elo Mais Fraco, nos quatro canais generalistas: RTP1, RTP 2/Canal 2, SIC, e TVI; e Aqui Portugal, para a RTP Internacional.

 

Desde 1965, que tem colaborado, em prosa, verso e alguma fotografia (muito pouca), com vários órgãos de informação, nomeadamente para os jornais CANTINHO DO DOURO (boletim das paróquias de Folgosa do Douro e Vacalar), O PADRÃO (jornal do Batalhão de Caçadores 1877 (CCS/1499/1500/1501) – na Guiné), O COMÉRCIO DO PORTO, NOTÍCIAS DA BEIRA-DOURO, DESTAK, GLOBAL NOTÍCIAS, JORNAL DE NOTÍCIAS, O MALHO TANOEIRO (bimensal de Esmoriz), MATOSINHOS HOJE, MEIA-HORA, METRO, SEXTA; boletim de A PREVIDÊNCIA PORTUGUESA de Coimbra; revistas NOTÍCIAS SÁBADO, NOTÍCIAS MAGAZINE, PLENITUDE, NORTADA, O SERINGADOR T (a partir de 2010), O NOVO SERINGADOR (a partir de 2010).

Também escreve com alguma assiduidade para os blogues A VOZ DA GIRAFA e OVAR NOVOS RUMOS.

 

Colaborou no livro O TRABALHO – Antologia Poética, publicado pelos Sindicatos dos Bancários do Norte, do Centro e do Sul e Ilhas, editado em Abril de 1985.

Está mencionado na II ANTOLOGIA – QUADRAS À BROA DE AVINTES (2000-2003), a páginas 135 e 136 com cinco quadras, com o pseudónimo Alaram.

Foi co-autor do livro ‘Os leitores também escrevem’, dado à estampa pelas Edições Vieira da Silva, de Lisboa, em 24/11/2013.

Tem os seus trabalhos publicados com os seguintes nomes: Carvalho Amaral, José B. Mendes C. Amaral, Larama, José Bernardo Mendes de Carvalho Amaral, José B.M.C. Amaral, José Amaral (V.N. de Gaia), José B.M. Carvalho Amaral, José Bernardo Amaral (V.N. de Gaia), José B.M. Amaral, José Amaral – Vila Seca (Armamar), José Amaral – Armamar, José Amaral – laramaze@sapo.pt e José Amaral.

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.