Autores
Maria Albertina Pereira dos Santos
Maria Albertina Pereira dos Santos

Maria Albertina Santos nasceu na vila de Monção, em 21 de maio de 1955.

Aí concluiu o Curso Geral dos Liceus. Frequentou o 1º ano do Curso do Magistério Primário em Viana do Castelo, acabando por concluir esse curso, um ano após o 25 de Abril, na República da Guiné-Bissau. Além dos estudos, deu aulas durante os meses que aí viveu. Em Junho de 1976 interrompeu a vida docente deslocando-se ao Rio de Janeiro onde viveu cerca de um ano.

As forçadas ausências da sua terra natal foram pautadas pela saudade e pelo crescente enamoramento pela mesma pois, as vivências fora, em vez de a afastarem, resultaram num maior apego ao seu cantinho minhoto e raiano.

Na sua vida profissional passou pela lecionação de crianças do 1º Ciclo, da Tele-Escola, de Cursos de Educação de Adultos e por funções de Dirigente Sindical.

Em 2004 concluiu a Licenciatura de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Especialização em Língua Portuguesa.

Compilou uma listagem com cerca de quinhentas alcunhas da sua localidade; elaborou um  dicionário pessoal com calões, gírias e regionalismos aí usados, tendo-os publicado, entre outros artigos, na imprensa local;  é coautora do livro Heróis à Moda do Minho; participou e venceu o desafio de escrita - Poemas e Contos (tema “Humanidade”), promovido por AlenCriativos, tendo participado com o mesmo conto na coletânea de Lugares e Palavras de Natal 2016. Participou, com outro conto, na mesma coletânea, em 2017.

Aposentada desde 2012, dedica algum do seu tempo livre à pintura, à criação de presépios e outras figuras em miniatura, à fotografia e à escrita criativa.

 

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.

design by LAYOUT