Rui Falhas Santos nasceu em Lisboa em 1975 e licenciou-se em Informática pela FCUL, em1998. Iniciou a prática fotográfica ativa em 2005 e desde então frequenta diversos cursos e workshops de fotografia.
Frequentou em 2009/2010 o Curso de Fotografia Profissional na Escola Prática de Fotografia Oficina da Imagem, tendo obtido aprovação no final do Curso com a chancela da AFP (Associação de Fotógrafos Profissionais de Portugal), da qual é atualmente Membro. Mais recentemente, em 2011, concluiu o Curso de Pós Graduação de Projetos Criativos e Conceptuais, também na Escola Prática de Fotografia Oficina da Imagem.
Participa ativamente em concursos de fotografia nacionais e internacionais, tendo obtido em 2007 o 1.º Prémio no Concurso de Fotografia "Descobrir Telheiras", organizado pela ART. Organizou a sua 1ª exposição individual em 2007 sob o tema “Lisboa”. Em termos colectivos já participou em várias exposições (as mais recentes ocorreram no Atrium Saldanha em 2011 sob o tema “Utopias”, com fotografias do Curso de Pós Graduação de Projetos Criativos e Conceptuais da Escola Prática de Fotografia Oficina da Imagem e na Academia das Artes dos Açores sob o tema “Açores, onde a Europa chega mais longe”) e 3 livros (“Essência e Memória – Antologia de Fotografia Contemporânea – Vol III”, “Emoções Fotográficas” da MindAffair em 2011 e “Açores, onde a Europa chega mais longe” em 2011).