Autores
Virgílio de Sena
Virgílio de Sena

Vergílio de Sena (Pseudónimo de Fábio M. B. Ferreira) nasceu na Cidade de Vila Franca de Xira, a 8 de Maio de 1985.

Sua infância é passada no antigo Bairro de Alfarrobeira, Povos, onde irá ter os seus primeiros contactos directos e indirectos com a Arte, de onde viria a formação tanto para o seu Pensamento quanto para a sua Escrita.

Em 1991 inicia os seus estudos primários da Escola Primária de Povos, mas este também vinha a ser o Ano que marcaria para sempre o Autor, que seguia pela Televisão os confrontos da Guerra do Golfe e também o Massacre de Santa Cruz em Timor-Leste; facto esse que vem a ser determinante para Vergílio de Sena.

Desde cedo ganha independentemente o gosto secreto pela literatura, lendo os livros vários de sua Mãe, e na recolha de livros que eram abandonados ou tesouros como lhes chamava o Autor.

Mas derivado à sua dislexia, sua prematura escrita não fora então reconhecida tanto quanto era a sua imaginação para a criação de histórias que contava oralmente aos seus professores que reconheciam nele um “grande inventor de histórias”.

Mas é somente em 2005, com o nascimento da sua primeira filha Nicole, que volta a encontrar ou se reencontrar com a Literatura em que descobre Autores que vêm a ter influência para Vergílio de Sena, Autores como: Jorge de Sena, Jean Paul-Sartre, Alves Redol, Vergílio Ferreira, Soeiro Pereira Gomes, entre outros; mas a Música também virá a ter um papel determinante, como a Musica de: José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Amália Rodrigues, Luís Cília, Victor Jará entre Outros.   

Mas é principalmente com Amália Rodrigues e Luís Cília que Vergílio de Sena recolhe vários Autores de uma Poesia Social e Política.

Em 2013 associa-se à Associação Portuguesa de Poetas (APP) onde faz os seus primeiros Saraus de Poesia e também vê os seus primeiros Poemas a serem publicados em Antologias organizadas pelos mesmos.

Em Janeiro de 2015 emigra para o Brasil, onde continua a desenvolver a sua Poesia Política e Social principalmente mais intensamente; mas é em 2016 que recebe o convite para publicar sua primeira Obra na Editora: Edições Vieira da Silva, com o Livro: O Homem é o Homem do Homem.

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.

design by LAYOUT