Livro

António Variações surge na minha vida em 2011. À época eram já notórias as minhas parecenças físicas com o cantor, quer pelas barbas, quer pela minha fisionomia muito semelhante à de António Variações.
      A importância de António Variações na minha vida e na minha carreira foi, tem sido, enorme. Com ele cresci enquanto homem, como pessoa, como actor e, sobretudo, como artista. Foi um grande sonho tornado realidade. A encenação e direcção de ambos os espectáculos estiveram a cargo de Rafael Ribeiro Rodrigues, e contou com actores como Vítor de Sousa, Carla Lourenço, Bruno Rossi, André Cortina, Rosa Vieira, Diogo Xavier, Rúben Menino e Luís Santos Mascarenhas, a quem estou muito grato pela entrega e pela excelência das suas interpretações.
      Este livro é o fechar de um ciclo. Ao longo de seis anos, António Variações foi o meu pilar e o meu alter-ego. Agora, com a última representação, cai o pano, mas ficam as estórias e os frescos dos bastidores de todos estes espectáculos, a que ainda acrescento o guião da peça que escrevi para o palco “EU, VARIAÇÕES”, texto que escrevi em co-autoria com Pedro Martinho, com adaptação livre, encenação e direcção de Rafael Ribeiro Rodrigues.

AUTOR

Nasceu em Tomar a 16 de Agosto de 1986.
A paixão pelo teatro surge aos dez anos. O primeiro contacto com a televisão acontece em 1995 no programa “SIM OU NÃO” (SIC). A partir daí nunca mais parou. 
 Em 2001 frequenta o GRUPO DE TEATRO, na ESCOLA E. B. MATILDE ROSA ARAÚJO em SÃO DOMINGOS DE RANA, participando em diversos espectáculos, “A DANÇA E O ACTOR”, “AUTO DA BARCA DO INFERNO” e o “AUTO DA FEIRA” com encenação de PEDRO SILVA.
        No GRUPO DE TEATRO INFANTIL DA SMUP, participa em duas comédias “A ESCOLINHA DO PROFESSOR PAULO PAREDE” e “A PERENDECA”, com encenação de ANTÓNIO NOVA e CESÁR SANCHES CARDOSO.
       Na televisão participa em 2003 nas novelas “MORANGOS COM ACUÇAR” (TVI), “O TEU OLHAR” (TVI), no ano seguinte “OS MALUCOS DO RISO” (SIC) e “MARÉ ALTA” (SIC).  
        Entre 2008 e 2016, escreve e encena os seus próprios espectáculos, em bares e restaurantes, “RIR DE GRAÇA”, “VAMOS (ZÉ)MBORA A RIR”, “ISTO SHOW RISO”, “VARIAÇÕES DE CORPO E ALMA” e “VIVER VARIAÇÕES”. 
       Estreia-se profissionalmente no teatro em 2016, com o espectáculo “VIVER VARIAÇÕES”, com encenação e direcção de RAFAEL RIBEIRO RODRIGUES no TEATRO SÁ DA BANDEIRA (PORTO) e TEATRO TURIM (LISBOA).
      A 16 de Fevereiro de 2019 estreia no ATENEU ARTÍSTICO VILAFRANQUENSE o espectáculo “EU, VARIAÇÕES”, com encenação e direcção de RAFAEL RIBEIRO RODRIGUES.

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.