Livro

A educação, a vida e a profissão. Após trinta e seis anos de vida profissional intensa e multifacetada, conta-nos como se formou, por onde andou, com quem andou, o que fez e como fez. Fala-nos de sucessos e de insucessos e dá-nos a sua opinião, critica, mas construtiva, sobre temas e problemas tais como, entre outros, a educação dos jovens, o insucesso escolar, a avaliação dos alunos, das escolas e dos professores. Recorre muitas vezes a citações das suas referências culturais para melhor explicitar as suas crenças e os seus sentimentos. Entre outras influências, bem notórias, não esconde o fascínio pelo telurismo de Torga, pela Ética Kantiana, pelo construtivismo de Piaget e pela lírica de Pessoa. 

          Ainda no que se refere a influências, diz-nos que é difícil percorrermos o caminho da realização pessoal em absoluta solidão, sem companheiros de estrada, o olhar dos outros e o afeto de alguns. Agradece aos seus colegas de trabalho, que diz serem muitos, que o incentivaram, reconheceram os seus méritos, ajudaram nas suas dificuldades e aqueceram e iluminaram os seus dias de trabalho.

          Confessa-se orgulhoso por ter sido professor, uma profissão que, desde a primeira hora, sempre lhe pareceu uma privilegiada plataforma de crescimento humano, de aprendizagem de tudo e de abertura a todos. Diz que foi como professor que estudou o que quis e o que gostou de estudar, e que se relacionou de forma mutuamente muito gratificante com muita gente. Segundo a sua filosofia de vida, é assim que a vida faz sentido e que faz sentido o que andamos a fazer neste mundo.

 

 

 

Adicionar ao cesto:
21.00€   |   LIVRO
AUTOR

 

Vicente Alberto Dias Ferreira nasceu em Braga, no ano de 1954, e ali frequentou os ensinos primário e secundário. Prosseguiu estudos no Instituto Superior de Engenharia do Porto, onde concluiu o curso de Engenheiro Técnico. Profissionalizou-se, como professor de Matemática do ensino secundário, na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Especializou-se em Metodologia e Supervisão da Formação de Professores. Pela conclusão do Mestrado, em Ciências da Educação, foi bolseiro de mérito do Ministério da Ciência e Ensino Superior. Exerceu funções docentes em Mirandela, S. João da Madeira, Vieira do Minho, Chaves e Braga e de gestão e administração escolar nas Escolas Secundárias Fernão de Magalhães, Dr. António Granjo, D. Maria II e Escola Básica de Lamaçães. Foi orientador de estágios pedagógicos, membro de comissões pedagógicas de centros de formação contínua, supervisor do GAVE/IAVE do Ministério da Educação e coordenador dos diretores de turma, de secretariados de exames e do departamento curricular de Matemática e Ciências Experimentais.

         

         

 

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.

design by LAYOUT