Em fim de carreira, uma mulher que não queria ser professora chega à conclusão de que, afinal, aprendeu mais do que ensinou ao longo dos seus 37 anos de experiência como docente.
Fascinada com as aprendizagens que realizou, decidiu escrever este livro em que conta alguns dos episódios que mais contribuíram para a sua formação como pessoa e como profissional e que justificam o entusiasmo com que se dedicou ao ensino e aos seus alunos.
A quem interessam estas narrativas?
A quem podem ser úteis tais histórias?
. A professores, porque quem quer ensinar tem de estar disposto a aprender.
. Aos pais, porque a educação é mais do que instrução e a escola precisa de aliados.
. Aos estudantes, para que aprendam a recusar tanto o papel de vítimas, como o de predadores.
- 37 anos como docente dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizada no Ensino Secundário no Departamento de Ciências Económicas e Sociais. Leccionou muitas disciplinas entre as quais se destacam a Matemática, a Economia, a Sociologia e a Introdução ao Direito.
- Trabalhou no IPAM – Instituto Superior de Administração de Marketing - durante 6 semestres, como membro da equipa de docentes da Área Científica dos Métodos Quantitativos.
- Trabalhou no Ministério da Educação durante 2 anos, como membro da equipa Núcleo de Inspecção do Ensino Superior Particular e Cooperativo.