Livro

 O envelhecimento foi, desde sempre, motivo de reflexão do ser humano. Porém, ao longo do tempo, o conceito de envelhecimento e as atitudes perante o idoso tem vindo a mudar refletindo, por um lado, o nível de conhecimentos sobre fisiologia e anatomia humana, por outro, a cultura e as relações sociais de cada época. Tornou-se o fenómeno muito mais relevante nas sociedades desenvolvidas, devido à sua implicação na esfera socioeconómica, para além das modificações que refletem a nível individual, e em novos estilos de vida. O crescimento populacional dos idosos é decorrente das conquistas tecnológicas e da medicina moderna, que produziram ao longos dos últimos anos, meios que tornaram possível prevenir, diagnosticar e curar muitas patologias fatais no passado, aumentando assim a esperança de vida, e consequentemente, reduzir a taxa de mortalidade verificada na maioria dos países, principalmente daqueles considerados subdesenvolvidos. Aliado a este fator temos a redução das taxas de natalidade e a queda da mortalidade infantil, conduzindo a um aumento da proporção de adultos (Imaginário, 2008,p10).

Neste ambiente de grande transformação, questionar o impacto do envelhecimento na organização social e económica, partindo da análise das mudanças sociodemograficas e politicas que envolvem o envelhecimento na nossa sociedade, tem sido objeto de investigações atuais.

No nosso percurso profissional ao cuidarmos de idosos no nosso dia-a-dia e com os seus problemas, privilegiamos esta temática, com a finalidade de engrandecer o envelhecimento, em ordem a contribuir para o que se pode chamar um envelhecimento bem-sucedido, dado que nos parece importante nas politicas sociais ter em conta a pessoa do idoso e o seu aprender a viver com a idade.

Esta investigação foi conduzido com a determinação de contribuir para que o idoso apreenda a conhecer o valor do seu envelhecimento e a relação desse conhecimento com a Qualidade de vida (QDV), de forma a que encare esta etapa da vida como “um tempo diferente em que a felicidade continua a ser a razão de viver”( Grün,2010,p.7).

Considerando as conclusões da pesquisa, confirma-se que: todos os idosos são únicos e diferentes, logo não podem ser tratados de igual forma. Há que ter uma visão holística do idoso, e aqueles que encaram o envelhecimento com um fenómeno natural, atribuem maior sentido a vida, envolvem-se mais no seu meio e são mais felizes. Concluímos também, que os idosos têm muito para oferecer à nossa sociedade. Para tal, os profissionais de saúde/profissionais de Gerontologia Social e a sociedade em geral devem interagir de forma, a explorarem a capacidade de escuta, desenvolvendo o seu saber e que ofereçam a sua presença global, isto é, estejam com a Pessoa Idosa. 

Esta investigação não encerra aqui. Ela vai estar sempre presente  com apoio direto aos idosos que recorrem ao nosso serviço diariamente, não só com a finalidade de prolongar e facilitar a vida do idoso através de cuidados médicos, mas transmitindo-lhes todo o nosso saber. Desta forma pretendemos contribuir para que eles redescubram o valor e o significado da velhice, para que a possam aceitar e estar de acordo com tudo o que ela acarreta.

 Só assim os idosos “serão uma bênção para a nossa sociedade” (Grün, 2010,p.23).

 

 

Adicionar ao cesto:
14.00 €   |   LIVRO
AUTOR

Maria de Fátima da Fonseca Quelhas Barbosa Figueiredo nasceu na cidade da Covilhã há 47 anos, conclui o curso de Enfermagem Geral em 1991 e a licenciatura em Enfermagem em 2001, na Escola Superior de Enfermagem Dr. Lopes Dias - Castelo Branco. Em 2011, obteve o Grau de Mestre no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Lusíada de Lisboa, com a apresentação da dissertação intitulada O Processo de Envelhecimento Humano sob o olhar do idoso - Aprender a viver com a idade - A realidade do Concelho da Covilhã. Especialista em Igualdade de Género, tem no curriculum várias comunicações em simpósios de enfermagem. Colaborou no projeto escala de Braden - um instrumento para a qualidade dos cuidados, no Hospital Pêro da Covilhã - Centro Hospitalar Cova da Beira – EPE, onde exerce desde1991.

Coautora do livro Prevenção e tratamento de úlceras, Edições Formaçau, ISBN:972-8485-20-H

Arguição de júri de Mestrado “Causas e Consequências da Institucionalização de Idosos” do curso de Gerontologia, apresentada na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, em Outubro de 2012.

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.