Andava de trás para a frente, como sempre, na rua do Castelo da vila pacata. Fora professor, mas a determinada altura a «alma» viajou & diziam que estava louco.
Hoje, pessoas com os mesmos sintomas sofrem de Alzheimer, dizem os entendidos. Só que aquele homem tinha a felicidade de poder caminhar na rua, sentir o ar no rosto, a água da chuva molhar suas roupas e seu corpo, falar com miúdos atrevidos.
Quem lhe roubou a alma? Terá sofrido uma deceção tão grande que se refugiou na loucura?
Seis crianças resolvem entrar na casa daquela personagem e as peripécias acontecem.
A amizade, a lealdade, a fé e a crença na cura são valores presentes neste conto em que a ficção e a realidade se confundem.
Isabel Montes nasceu a 27/08/1965, em Lisboa, reside em Ferreira do Alentejo e leciona Língua Portuguesa aos alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade, na Escola Básica de Santiago Maior de Beja. Dedica-se também à dinamização de oficinas de escrita criativa, poesia (autora e diseuse) e fotografia.
É Licenciada em Ensino de Português e Francês, pela ESEB; Mestre em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa, pela FCSH da UNL e pós-graduada em Didática e Organização Escolar, pela Universidade de Granada.
Tem desempenhado diversos cargos pedagógicos, nomeadamente: Presidente do Conselho Pedagógico, Coordenadora de Departamento de Línguas, Subcoordenadora do Grupo Disciplinar de Língua Portuguesa; Diretora de Turma, Coordenadora da Biblioteca Escolar e Coordenadora de Projetos.
Em 2005 publicou o livro À FLOR DOS SENTIMENTOS (poesia) e em 2010, NAS ASAS DA MINHA MENTE (poesia e fotografia), com o pseudónimo de Isabel Montez.