Osmar Rodriguez nasceu no dia 25 de Dezembro de 1958 em Portugal, numa pequena aldeia do Nordeste Transmontano.
Foi em plena noite de Natal que nasceu Osmar Rodriguez que desde muito jovem demonstrou a sua rebeldia e contrariedade contra o sistema instituído que ele considerava “injusto e repleto de espírito negativo”.
Muito jovem manifestou o seu grande potencial no domínio das artes, particularmente na pintura, na poesia e na música, contudo, a sua família de origem humilde, jamais o apoiou nestas actividades, levando-o a prosseguir os estudos até ao nível superior.
Apesar de possuir uma alma de artista o jovem Osmar prosseguiu os estudos na área das letras. Aos 15 anos já falava e escrevia fluentemente, para além do português, vários idiomas como o francês, o inglês e o alemão. Foi exactamente a necessidade de aprimorar esses idiomas que o levaram a viajar por vários países da Europa. Passou pelas principais capitais europeias onde aproveitava o tempo disponível para cultuar o seu dom pelas artes, particularmente na música.
Decepcionado com o mundo, não foi muito difícil convencer o jovem Osmar a viajar para o Brasil. Prestou provas para ingressar na faculdade de Comunicação Social e entrou para a Faculdade Anhambi Morumbi, em São Paulo, na altura uma das mais credenciadas na metrópole Paulista. Como sempre, o jovem Osmar demonstrou todo o seu valor e capacidade de adaptação ao ensino das técnicas de comunicação que revolucionaram a sociedade brasileira. Não só se adaptou com concluiu o curso em 10 de Março de 1987. Longe da família, Osmar criou as fórmulas para sobreviver num mundo hostil, onde as injustiças, que caracterizavam o Terceiro Mundo, se sobrepuseram ao valor e à garra do jovem português.
Foi exactamente nessa época que ele começou a escrever a sua obra “Reino Planetário Homnidae” que só viria a ser concluída após ter retornado a Portugal. O isolamento a que havia sido condenado em São Paulo, levou-o a retornar a Portugal, onde lhe foi concedida a equivalência dos estudos levados a cabo no Brasil; foi por determinação do Concelho Cientifico do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa, que em 13 de Dezembro de 1993, lhe foi atribuído o grau de licenciatura em Comunicação Social.
O ensino surgia como a única alternativa para o jovem escritor, cuja obra começava a ganhar uma tendência transcendental; era como se alguma força o inspirasse em todo o trabalho que ele sempre desenvolveu.
Desta maneira, enquanto sobrevivia dando aulas o jovem Osmar reestruturou a obra “Reino Planetário Homnidae ” que segundo a fonte inspiradora deverá ser editada e publicada no ano de 2012.