UMA PANDEMIA EM PORTUGAL CONTADA AOS MAIS PEQUENINOS E AOS ADULTOS foca um tema atual, contado de uma forma emocionante. Direcionado aos mais pequeninos, mas por que não também aos adultos, o texto e ilustrações interligam-se e interagem para ajudar a criança a compreender a história, abrindo-lhes janelas para um mundo imaginário.
Neste conto, os animais andam em grande alvoroço, curiosos e preocupados com o que se passa à sua volta. Portugal ficou vazio, as ruas encontram-se silenciosas e as pessoas escondem-se umas das outras. O que terá acontecido? Os animais, sempre cúmplices com o Homem, reúnem-se na tentativa de o ajudar. Mas, estarão à altura de cumprir a missão e descobrir o mistério? Ou tudo não passará de um sonho?
É uma partilha especial, onde todos os leitores podem aprender uma lição para a vida.
José Francisco Rica nasceu na cidade de Lamego, onde passou a sua infância e juventude.
Passando a residir na cidade do Porto, começou a desenvolver uma série de atividades culturais, donde se destacam os seus trabalhos literários, a pintura e a fotografia, com convites para se apresentar em espaços diversos de grande referência.
Depois de uma passagem por jornais e revistas e alguma atividade como letrista de canções e marchas, é nos livros que se tem destacado, com as diversas obras publicadas por conceituadas editoras, nas áreas da poesia e contos infantis e juvenis, entre outras.
Mas é a escrever para os leitores mais pequenos que se tem afirmado com as suas fábulas, vindo a realizar sessões de dinamização em estabelecimentos de ensino por todo o País e no estrangeiro, com o objetivo de motivar e entusiasmar as crianças para o gosto e importância da leitura.
Pela sua vasta atividade em prol da cultura, tem vindo a ser distinguido com vários prémios.