A expressão “Brincadeira a sério” foi usada pelo meu professor de educação física no meu sétimo ano, nunca a ouvi outra vez, mas ficou-me gravada. Este oximoro contém uma forte mensagem, que por trás de cada piada há uma mensagem com implicações para o mundo que nos rodeia. Pareceu-me então apropriado usar a expressão para intitular este conjunto de reflexões. Esta obra fez-me conseguir articular ideias e transformá-las em palavras onde as críticas são suavemente tecidas na poesia.
Esta obra contém a irreverência de um adolescente que se questiona e não tende a aceitar a vida como lhe é dada, por conseguinte tendo uma visão muito própria nas críticas que faz, e abordando temas que são pouco frequentemente abordados. Estes são misturados com problemas presentes na vida social de qualquer adolescente e da sua relação com os seus pares, família, etc.
Em suma, a obra contém todos os engolir em seco, batalhas e ideias difíceis de articular de um poeta que pretende dizer ao mundo o que gostaria de ver mudado nele.
Apesar de ser algo extrovertido nunca foi fácil para mim falar de tópicos mais sensíveis recorrendo ao sarcasmo ou humor para me desviar de conversas que quero mas não quero ter. Descobri que era mais fácil escrever sobre isso o que faz desta obra o mais perto da minha mente e da minha maneira de pensar. Desde todos os dias em que cheguei a casa a chamar filhas da puta às paredes até à construção de uma caça ao tesouro no dia de anos da minha, então, namorada. Citando How I met your mother série na qual o personagem principal refere que nothing good happens after 2am eu consigo finalmente perceber o porquê, uma vez que todas as noites mal dormidas onde a mente se deixa levar culminaram nisto.