O presente Livro contém 933 quadras. Tenho a esperança de que não seja mesmo o último. Tenho, aliás, outros já prontos. Queria, desde já, deixar registados sentimentos e agradecimentos aos meus familiares e sobretudo a Deus e à Virgem Maria, a Mãe de Deus e de todos os homens e mulheres.
Antes de mais, a Deus estou grato pelo dom da vida e saúde, pesando-me só que nem toda tenha sido de amor à Santíssima Trindade e à Virgem Maria.
Aos meus muito estimados e saudosos pais, Manuel Carreira Germano e Maria da Piedade, a vida como colaboradores de Deus, tendo-se esforçado e mesmo sacrificado por dar aos seus filhos e filhas, no total oito, o que de melhor puderam, em termos de educação cristã e cultural. Nem todos, porém, por dificuldades diversas, obtiveram formação a nível Universitário ou outro.
Não posso, igualmente, esquecer o meu saudoso sogro, Dr. Manuel João da Mota, ex-professor como ex-colega, no ex-Liceu, Almirante Lopes Alves, Lobito, Angola. À viúva que, infelizmente, já falecida, Maria da Paz de Magalhães Ferreira, a saudade eterna de todos que continuam a admirá-la pelos exemplos que deixou aos seus dois filhos e seis filhas, tendo o filho mais novo falecido, nos atentados de 11 de Setembro de 2001 às “Torres Gémeas”, Nova Iorque, EUA.
Não posso nem devo, por fim, deixar de me referir à minha mulher, Maria Carolina Ferreira da Mota Carreira e às três filhas e três filhos que são o nosso orgulho e maior riqueza, estando já 5 licenciados e o último, no ensino superior, a caminho de licenciatura que, oxalá, não tarde a acabar. Por último, quero, aqui, lembrar os 3 netinhos e as 3 netinhas que são, como todas crianças, os anjos de Deus, na Terra.
Deus a todos conceda o que há de melhor, neste mundo e, depois da passagem terrena, o gozo da bem-aventurança eterna, na presença de Deus, da Virgem Maria e dos Anjos e Santos, por toda a eternidade.
Em tempo: nasci a 04/05/1930, tenho Curso completo de Teologia terminado em 1958, no Seminário dos Olivais, Moscavide, Lisboa. Na Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 18 cadeiras do Curso de Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa, tendo frequentado o último Ano, mas não pude terminar o Curso.
Além deste Livro estão escritos ainda outros:
- “OS LUSITANOS”, X CANTOS, a propósito da “EXPO 98”, em oitavas,
estilo semelhante ao de Camões. Tem um total de 1308 oitavas com rima
cruzada e emparelhada e versos decassílabos heróicos que comecei a escre-
ver, em 1994. Assunto: a propósito dos “500 Anos dos Descobrimentos”
levados a cabo pelos portugueses e a História de Portugal até ao séc. XX.
- CELIBATO, SOMENTE, NA IGREJA CATÓLICA OCIDENTAL.