Simão tem como propósito acabar com as sombras no mundo, confrontando-se com situações em que tem de superar o medo ou o maligno. Procura e encontra respostas nas suas viagens por mundos alternativos, na companhia de Doni, o seu dragão, e do seu companheiro e amigo Kumar, o falecido mestre de Sofia, sua mãe.
No seu percurso de aprendizagem, Simão descobre o amor em Josefa, que com ele aprende técnicas de meditação e com ele partilha experiências de natureza espiritual.
Através de um trabalho literário despretensioso e de fácil leitura, o leitor é confrontado com personagens, lugares e situações que, no habitual registo coloquial da autora, convocam grandes questões que fazem parte do património espiritual da condição humana: a Vida, a Energia, o Universo, Deus.
Manuela Bernardo nasceu em Portimão, onde viveu até à idade adulta, sendo filha de Almerinda Bernardo e Júlio Bernardo. Seu pai, artista multifacetado, destacou-se na fotografia e na pintura, pelo que Manuela passou a infância e juventude num mundo de criatividade, cores e fantasia, apurando o seu gosto pelo fantástico.
Levada pela curiosidade de conhecer outras culturas, tirou um curso de turismo. Juntamente com o seu atual companheiro, chegou a reconstruir uma velha casa, transformando-a em restaurante, na zona de Monchique.
Abraçou a pintura, tendo realizado exposições coletivas e individuais.
Sendo apaixonada pela natureza e pela força energética que, desde muito nova, sempre a fascinaram, dedicou-se a aprofundar técnicas terapêuticas na base das bioenergéticas, efetuando diversas viagens à India, onde explorou o mundo da espiritualidade e meditação.
Exerce a profissão de terapeuta e, compilando os conhecimentos que vem adquirindo ao longo da vida, escreveu um primeiro livro, intitulado Sofia ou a Arte de Encantar.