Livro

Baseado na experiência pessoal de uma aventura em bicicleta, percorrendo a Estrada Nacional 2 de Chaves até Faro, este roteiro pretende ser muito mais do que um simples guia turístico.

As referências culturais incontornáveis observáveis ao longo dos 720 km que perfazem a via rodoviária mais vertebral do país, não só foram enriquecidas com apontamentos geográficos relevantes, como também foram humanizadas pelo retrato que se procurou espelhar das gentes deste nosso Portugal interior, tão genuíno quanto diverso.

Este livro ambiciona, assim, despertar a curiosidade do leitor e desafiá-lo a partir à descoberta da alma do nosso país. A viagem neste «EN 2 sobre rodas» promete-lhe um reencontro com o Interior do país, onde o passado robusto e autêntico se alia a uma inabalável confiança no futuro.

 

 

AUTOR

Sérgio Amaro Bastos nasceu em Oliveira de Azeméis, a 7 de junho de 1976, e reside atualmente em Ponte de Lima. Licenciou-se em Geografia, pela Universidade de Coimbra, em 1998 e fez mestrado em Património Geológico e Geoconservação, pela Universidade do Minho, em 2012. Desenvolveu investigação no NICIF (Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais). Foi membro-fundador da secção de pedestrianismo da ACREV – Oliveira de Azeméis. Leciona Geografia no Agrupamento de Escolas de Freixo – Ponte de Lima. Paralelamente, envolveu-se em diversos projetos escolares: Clubes de Meteorologia; Proteção Civil e Desporto Escolar (patinagem). É autor de diversos livros: “Um olhar geográfico sobre a ilha de Santa Maria” (CADEP-CN, 2002); “Mobilidades populacionais de Santa Maria. Suas evoluções e tendências.” (C.M. Vila do Porto, 2003); “Geografia do futebol e do hóquei em patins nacional” (Grupo Mais Comunicação, 2006). Também tem artigos publicados, dos quais se destacam, entre outros, “Património Geológico da Bacia Superior do Neiva” (C.M. Vila Verde, 2011); “Guia Interpretativo do Caminho de Santiago no concelho de Vila Verde” (C.M. Vila Verde, 2012); “Património de Engenhos Hídricos na Bacia Superior do Neiva” (C.M. Vila Verde, 2014); “Património Geológico do Caminho Português de Santiago” (C.M. Póvoa de Varzim, 2017).

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.

design by LAYOUT