Lionel Messi está considerado por muchos el mejor futbolista de todos los tiempos. Los registros que alcanza, los récords que bate todos los años, los títulos individuales y colectivos que vence, así lo demuestran.
Este libro procura ofrecer un conjunto de respuestas que permitan explicar el genio de Messi. Con abundantes referencias de autores prominentes de las áreas de la biología, la neurociencia, la genética, el evolucionismo y la psicología, entre otras, Ricardo Serrado nos lleva a un extraordinario viaje por la naturaleza humana, desde el Big Bang al surgimiento y evolución del Homo sapiens, reflexionando sobre la consciencia, el libre albedrío y la relación del cuerpo con la mente, con el objetivo de desmontar diversos tópicos utilizados para comprender el fútbol, facilitándonos varias herramientas para entenderlo con una mirada diferente y, por ventura, mucho más cercana a la realidad de las cosas.
El fútbol y Messi ya se merecían una obra así.
“Ricardo Serrado será reconocido internacionalmente, antes o después, como una figura de notable relieve en la historia y teorización del deporte, dejando tras sí, marcada con trazos profundos, una admirable trayectoria. Este libro así lo prueba”.
Manuel Sérgio (filósofo)
“Una obra única, que funde armoniosamente el rigor científico con la trayectoria del existencialismo. El autor expone de forma simple y apelativa una nueva mirada sobre el desarrollo humano, uniendo, de forma cuidada, las Ciencias Humanas con las Exactas, de donde resulta un análisis muy peculiar y analítico del origen del genio de Lionel Messi”.
Celso Martins (biólogo)
Ricardo Serrado,
nasceu em Lisboa em 1980. É licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e doutorando em História e Teoria das Ideias pela mesma faculdade, com um projeto intitulado Mente e Corpo na Europa Contemporânea: para uma epistemologia do desporto.
Tem desenvolvido trabalhos na área da história do desporto, tendo já publicado alguns livros e artigos sobre a matéria, dos quais se destacam: O Jogo de Salazar – A Política e o Futebol no Estado Novo (2009); História do Futebol Português - uma análise social e cultural (2010); O Estado Novo e o futebol (2013); entre outros. Entre 2013 e 2014 esteve a preparar a segunda edição da História do Futebol Português - uma análise social e cultural, aumentada e atualizada, apresentada ao público no início de 2015 no âmbito das comemorações do centenário da FPF.
Para além do trabalho de investigação que tem vindo a desenvolver no meio académico, tem vindo a colaborar com alguns clubes nacionais na edificação dos seus museus desportivos e noutros projetos ligados à história do futebol e do desporto, como documentários televisivos, cursos, formações, entre outros.
Mais recentemente, como manifesta o título da sua tese de doutoramento, tem se interessado por temas relacionados com a natureza humana, tendo já publicado dois artigos científicos sobre a importância da compreensão do corpo para um maior conhecimento do fenómeno desportivo. O interesse pela natureza humana, e questões contíguas como a consciência, o livre-arbítrio, e o debate nature vs. nurture, aliado à sua paixão pelo futebol, e pela busca de o compreender, estão no âmago do seu novo livro.
É investigador do Centro de História da Cultura – FCSH-UNL e membro da Comissão Organizadora do Centenário da Federação Portuguesa de Futebol. Nos tempos livres é treinador de futebol em escalões de formação.