0Lionel Messi é considerado por muitos o melhor futebolista de todos os tempos. Os registos que atinge, os recordes que bate todos os anos, os títulos individuais e coletivos que vence, assim o demonstram.
Este livro procura oferecer um conjunto de respostas que permitam explicar o génio de Messi. Com abundantes referências de autores proeminentes das áreas da biologia, neurociência, genética, evolucionismo, psicologia, entre outras, Ricardo Serrado leva-nos a uma extraordinária viagem pela natureza humana, desde o Big Bag ao surgimento e evolução do Homo sapiens, refletindo sobre a consciência, o livre-arbítrio e a relação do corpo com a mente, de forma a desfazermos vários lugares comuns utilizados para compreender o futebol, facultando-nos ferramentas várias para o entendermos com um olhar diferente e, por ventura, muito mais perto da realidade das coisas.
O futebol e Messi já mereciam uma obra assim.
"Ricardo Serrado será reconhecido, internacionalmente, mais tarde ou mais cedo, como uma figura de notável relevo na história e teorização do desporto, deixando atrás de si, vincada a traços fundos, uma admirável trajetória. Este livro assim o prova."
Manuel Sérgio (filósofo)
"Uma obra única, que funde harmoniosamente o rigor científico com o percurso do existencialismo. O autor expõe de forma simples e apelativa um novo olhar sobre o desenvolvimento humano unindo de forma cuidada as Ciências Humanas com as Exatas, resultando numa análise muito própria e analítica da origem do génio de Lionel Messi."
Celso Martins (biólogo)
Ricardo Serrado,
nasceu em Lisboa em 1980. É licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e doutorando em História e Teoria das Ideias pela mesma faculdade, com um projeto intitulado Mente e Corpo na Europa Contemporânea: para uma epistemologia do desporto.
Tem desenvolvido trabalhos na área da história do desporto, tendo já publicado alguns livros e artigos sobre a matéria, dos quais se destacam: O Jogo de Salazar – A Política e o Futebol no Estado Novo (2009); História do Futebol Português - uma análise social e cultural (2010); O Estado Novo e o futebol (2013); entre outros. Entre 2013 e 2014 esteve a preparar a segunda edição da História do Futebol Português - uma análise social e cultural, aumentada e atualizada, apresentada ao público no início de 2015 no âmbito das comemorações do centenário da FPF.
Para além do trabalho de investigação que tem vindo a desenvolver no meio académico, tem vindo a colaborar com alguns clubes nacionais na edificação dos seus museus desportivos e noutros projetos ligados à história do futebol e do desporto, como documentários televisivos, cursos, formações, entre outros.
Mais recentemente, como manifesta o título da sua tese de doutoramento, tem se interessado por temas relacionados com a natureza humana, tendo já publicado dois artigos científicos sobre a importância da compreensão do corpo para um maior conhecimento do fenómeno desportivo. O interesse pela natureza humana, e questões contíguas como a consciência, o livre-arbítrio, e o debate nature vs. nurture, aliado à sua paixão pelo futebol, e pela busca de o compreender, estão no âmago do seu novo livro.
É investigador do Centro de História da Cultura – FCSH-UNL e membro da Comissão Organizadora do Centenário da Federação Portuguesa de Futebol. Nos tempos livres é treinador de futebol em escalões de formação.