Livro

A História, tal como chega até nós, acaba por constituir uma especulativa selecção de factos e ocorrências, que interessa sobretudo aos detentores do poder. Tal objectivo adultera a realidade, alienando motivações, ignorando fenómenos determinantes, escondendo e destruindo documentos incómodos, o que põe em causa a autenticidade dos seus registos.

Embora involuntariamente e quiçá de modo inconsciente, é certo que todo o cidadão que tenha exercido funções em cargos de natureza pública contribui – por vezes de forma bem marcante – para a tomada de decisões políticas que orientam o destino das Nações e ficam gravados na memória do tempo, posto que sem se virem a conhecer seus pressupostos, circunstâncias, causas e processos.

Por mercê de intervenções e participações várias em projectos para cuja execução ou elaboração fui convidado, tive oportunidade de ver de perto como os candidatos a “construtores” da História se perfilam e apresentam para nela constarem aureolados por dotes que só na sua imaginação existem e também por factos e acções que se atribuem, embora plenamente conscientes de que não são os seus autores.

Foi deste modo motivado que tomei a decisão de recorrer à brancura do papel para nele registar episódios que, tendo-me como protagonista ocasional e momentâneo, se tornaram elementos determinantes de tomada de decisões políticas que a História não deixará de registar.

 

Adicionar ao cesto:
20.00 €   |   LIVRO
AUTOR

José Augusto de Pinho Neno nasceu na Murtosa em Outubro de 1934.

É diplomado pela Escola do Magistério de Évora, licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. Tirou ainda os cursos de Ensino Especial, de Orientação Profissional e de Auditor de Defesa Nacional.

Dedicado à Educação e ao Ensino, além de ter exercido a docência em vários níveis e modalidades, foi Director do Colégio Pina Manique, da Casa Pia de Lisboa; Chefe de Divisão no Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas; Adjunto do Gabinete do Ministro da Educação; Coordenador do Gabinete Jurídico do Instituto de Inovação Educacional; Subdirector-Geral do Ensino Superior e Secretário Relator da Comissão de Avaliação do Ensino Superior na área da Educação.

Membro de algumas associações de natureza cultural, científica, pedagógica e social, proferiu várias comunicações no âmbito da respectiva actividade e publicou diversos artigos em revistas da especialidade, tais como A Nossa Escola, Educação & Liberdade, A Escola Cultural, Revista ESES e Cidadania e Defesa, entre outras.

Tem várias obras publicadas em prosa e em poesia.

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.