Seja em soneto, quadras soltas, sextilhas, oitavas, nonas ou irregulares, a genialidade poética é constante. A cada poema deparamos com imagens e desafios de identificação de notabilíssima comunicação artística, que mesmo para aqueles se julgam bons conhecedores, vemos menos e menos lucidamente.
Paulo Teixeira de Amorim
Autor do prefácio
Métrica e rima ainda são suporte
Do meu canto. Por isso as não escuso.
Vou prosseguir devoto do seu uso,
Ainda que alterado no recorte.
Excerto do Soneto DEVOÇÃO
Pinho Neno
José Augusto de Pinho Neno nasceu na Murtosa em Outubro de 1934.
É diplomado pela Escola do Magistério de Évora, licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. Tirou ainda os cursos de Ensino Especial, de Orientação Profissional e de Auditor de Defesa Nacional.
Dedicado à Educação e ao Ensino, além de ter exercido a docência em vários níveis e modalidades, foi Director do Colégio Pina Manique, da Casa Pia de Lisboa; Chefe de Divisão no Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas; Adjunto do Gabinete do Ministro da Educação; Coordenador do Gabinete Jurídico do Instituto de Inovação Educacional; Subdirector-Geral do Ensino Superior e Secretário Relator da Comissão de Avaliação do Ensino Superior na área da Educação.
Membro de algumas associações de natureza cultural, científica, pedagógica e social, proferiu várias comunicações no âmbito da respectiva actividade e publicou diversos artigos em revistas da especialidade, tais como A Nossa Escola, Educação & Liberdade, A Escola Cultural, Revista ESES e Cidadania e Defesa, entre outras.
Tem várias obras publicadas em prosa e em poesia.