Livro

O Ciclo do Pão Alvo, agora dado à estampa, é uma sucinta monografia, alusiva ao amanho do trigo, nos sucessivos estádios que vão da sementeira à debulha. Transcorrem quatro estações. E enquanto o trigo medra e não medra, o autor vai esboçando um retrato da vila da Golegã, com incursões pelos domínios da sociologia e da antropologia, da geografia, da etnografia, da linguística, sempre por referência à década de quarenta. Aqui e ali a narrativa resvala para a crónica de costumes, pequena transgressão que os leitores, por certo, não deixarão de relevar mas que, na perspectiva do autor, se afigura primordial para retratar uma discreta vila rural no quadro de uma grande convulsão à escala mundial e das profundas transformações que lhe sucederam. <p">O derradeiro capítulo do livro poderá o leitor tomá-lo como parábola, seja o exemplo, ainda que figurado, de como a terra, sendo fecunda, é sempre madrasta para que dela não tem a posse.

Adicionar ao cesto:
12.00 €   |   LIVRO
AUTOR

António Jorge Farinha Marques nasceu na vila da Golegã, onde reside.

É casado. Tem um filho.

Cursou direito na Universidade Clássica de Lisboa.

Prestou serviço militar em Angola no período que decorreu entre meados de 1961 e finais de 1963.

Serviu na magistratura do Ministério Público. Exerceu a actividade profissional de advogado durante mais de quatro décadas.

Foi “quadro” da CP-Caminhos de Ferro Portugueses e, em comissão de serviço, administrador da extinta Companhia Nacional de Navegação. À sombra do mesmo regime prestou a sua colaboração profissional a outras empresas do sector público.

Colaborou na imprensa periódica de Luanda, de Lisboa e, particularmente, em jornais de cunho regionalista.

 

 

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.