O gosto especial pela leitura, que desde menino me apaixonou e transportou numa fantasia para os mais longínquos paraísos e aventuras, alimentou a minha necessidade de ser um leitor assíduo e autodidata nas mais diversas áreas.
Na Literatura, sempre me entusiasmou a Literatura Infanto-Juvenil, pelo seu sentido estético, espontaneidade, simplicidade e sensibilidade muito peculiares, atendendo ao cariz do público recetor. Os textos desta vertente da Literatura têm uma mensagem de caráter universal que, desde sempre, seduziu adultos e crianças, porque instigam a compreensão da realidade e, conseguem, através do jogo de palavras e sons, projetar o gosto pela leitura, contribuindo definitivamente para a formação da personalidade e valorização dos sentimentos.
Nesta universalidade literária, enquadra-se o património de tradição oral, onde a lenda, com as suas especificidades muito próprias, justifica a realidade e alimenta a imaginação.
E, nos caminhos e encruzilhadas dessas (in)vulgares leituras, quiçá, não esteja a luz e o caminho que cada um deve descobrir e seguir... E, nessa tela da vida, talvez encontremos a capacidade para compreender a realidade e para descobrir que cada um de nós é uma pérola singular, que diariamente luta pelos seus sonhos.
Alberto Milão Ferreira nasceu em 1958 na Cumieira, concelho de Santa Marta de Penaguião.
Terminado o ensino primário, prosseguiu estudos em Singeverga e veio a finalizar o Curso Complementar dos liceus em Santo Tirso.
Concluiu o Curso do Magistério Primário em Vila Real, em 1980, ano em que exerceu pela primeira vez a docência no distrito da Guarda.
Depois de conhecer muitas crianças por todo o distrito de Vila Real, completou a licenciatura no ano de 2000, no Instituto Piaget, pólo de Macedo de Cavaleiros.
O gosto pela profissão e pela literatura em geral levou-o a prosseguir os estudos académicos. Em 2006, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), apresentou e defendeu a dissertação subordinada ao tema “A lenda, património cultural da literatura infantil”, que lhe conferiu o grau de mestre em Literatura Portuguesa, especialização em Literatura Infanto-Juvenil.
Atualmente, é professor do quadro do 1º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia – Peso da Régua, onde exerce funções como adjunto da Direção.
Para além das funções docentes e de gestão inerentes a este cargo, é também membro do Conselho Municipal da Educação de Peso da Régua.
Nos escassos tempos livres, ainda dá o seu contributo e cunho pessoal noutras áreas da sociedade, colaborando com instituições de solidariedade social e cristã.
Ao logo da sua caminhada de vida, também exerceu funções de bolseiro nos cursos de alfabetização de adultos e monitor pedagógico das atividades de tempos livres das crianças do 1º ciclo, na Cumieira.
Santa Marta de Penaguião, Portugal