No prefácio do livro “As lendas de Santa Marta de Penaguião”, a professora doutora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Maria Luísa de Castro Soares, afirma que as lendas “são formas naturais de expressão do homem, tradutoras de uma certa latitude feita de realidade, de imaginação e de sonho”.
É esta simbiose que mantém as lendas vivas na memória coletiva dos povos e as aproxima do universo infantil, onde realidade e fantasia se misturam, por excelência.
Tendo como base “A lenda de Santa Marta”, uma lenda da cultura tradicional portuguesa, (re)inventamos, para o público infantojuvenil, o conto “Santa Marta e Guillon”, com o propósito de provocar o interesse por este tipo de literatura e de desafiar os pequenos (e grandes) leitores para a descoberta das moralidades expressas ou implícitas na obra.
Mergulha na teia de cores da singular paisagem duriense e caminha pelos “bardos da escrita” que te propomos!
Alberto Milão Ferreira nasceu em 1958 na Cumieira, concelho de Santa Marta de Penaguião.
Terminado o ensino primário, prosseguiu estudos em Singeverga e veio a finalizar o Curso Complementar dos liceus em Santo Tirso.
Concluiu o Curso do Magistério Primário em Vila Real, em 1980, ano em que exerceu pela primeira vez a docência no distrito da Guarda.
Depois de conhecer muitas crianças por todo o distrito de Vila Real, completou a licenciatura no ano de 2000, no Instituto Piaget, pólo de Macedo de Cavaleiros.
O gosto pela profissão e pela literatura em geral levou-o a prosseguir os estudos académicos. Em 2006, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), apresentou e defendeu a dissertação subordinada ao tema “A lenda, património cultural da literatura infantil”, que lhe conferiu o grau de mestre em Literatura Portuguesa, especialização em Literatura Infanto-Juvenil.
Atualmente, é professor do quadro do 1º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia – Peso da Régua, onde exerce funções como adjunto da Direção.
Para além das funções docentes e de gestão inerentes a este cargo, é também membro do Conselho Municipal da Educação de Peso da Régua.
Nos escassos tempos livres, ainda dá o seu contributo e cunho pessoal noutras áreas da sociedade, colaborando com instituições de solidariedade social e cristã.
Ao logo da sua caminhada de vida, também exerceu funções de bolseiro nos cursos de alfabetização de adultos e monitor pedagógico das atividades de tempos livres das crianças do 1º ciclo, na Cumieira.
Santa Marta de Penaguião, Portugal