Escrever é um modo de expressar, aprender, construir, aperfeiçoar, recordar e refletir.
No passado, a oralidade era a forma mais comum de a humanidade transmitir o pensamento e as histórias (narrativas de tradição oral). Com a escrita fixa-se e perpetua-se a memória individual ou coletiva, que contribui para o desenvolvimento do conhecimento e das múltiplas competências humanas.
A escrita da vida é composta por sonhos, sorrisos, amor, lágrimas, esperanças, amizades, contrariedades e saudades que se entrelaçam e criam a fita do tempo de cada um de nós.
São esses episódios de vai e vem no tear da vida que vão desenhando e moldando pouco a pouco a nossa personalidade.
“Tesouros” lembra-nos que a vida é feita de ciclos, encontros e despedidas e que as pessoas que cruzam o nosso caminho nos ensinam, inspiram, desafiam, compartilham, e ajudam a construir a nossa identidade. E todos juntos somos mais humanos e os nossos valores, ainda que diversos, guiam a nossa convivência em sociedade.
Abre este livro, marca encontro com José e, quiçá, ele também fique na tua vida, na gavetinha do pensamento onde guardas as narrativas valiosas e simples que te tocam de forma singular.
Alberto Milão Ferreira nasceu em 1958 na Cumieira, concelho de Santa Marta de Penaguião.
Terminado o ensino primário, prosseguiu estudos em Singeverga e veio a finalizar o Curso Complementar dos liceus em Santo Tirso.
Concluiu o Curso do Magistério Primário em Vila Real, em 1980, ano em que exerceu pela primeira vez a docência no distrito da Guarda.
Depois de conhecer muitas crianças por todo o distrito de Vila Real, completou a licenciatura no ano de 2000, no Instituto Piaget, pólo de Macedo de Cavaleiros.
O gosto pela profissão e pela literatura em geral levou-o a prosseguir os estudos académicos. Em 2006, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), apresentou e defendeu a dissertação subordinada ao tema “A lenda, património cultural da literatura infantil”, que lhe conferiu o grau de mestre em Literatura Portuguesa, especialização em Literatura Infanto-Juvenil.
Atualmente, é professor do quadro do 1º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia – Peso da Régua, onde exerce funções como adjunto da Direção.
Para além das funções docentes e de gestão inerentes a este cargo, é também membro do Conselho Municipal da Educação de Peso da Régua.
Nos escassos tempos livres, ainda dá o seu contributo e cunho pessoal noutras áreas da sociedade, colaborando com instituições de solidariedade social e cristã.
Ao logo da sua caminhada de vida, também exerceu funções de bolseiro nos cursos de alfabetização de adultos e monitor pedagógico das atividades de tempos livres das crianças do 1º ciclo, na Cumieira.
Santa Marta de Penaguião, Portugal