Clementina é uma pequena osga que vive nos muros do jardim da casa de Pedro Miguel, um rapazinho de sete anos que, mais do que computadores e telemóveis, gosta dos bichos e de todas as coisas da natureza. O seu avô Vítor, que desconhece o mundo das osgas, e por isso o receia, persegue-a convencido de que é um bicho perigoso e que transmite doenças. Pedro Miguel e o seu cão Rex encontram a Clementina e criam com ela uma amizade especial e experimentam muitas brincadeiras juntos, sem que o avô o saiba. Um dia, estranhamente, ela deixou de aparecer no jardim para as suas brincadeiras habituais, sem que Pedro Miguel pudesse entender a razão do seu desaparecimento…
“Clementina, a pequena osga”, é uma história que revela o laço forte de respeito e estima que deve existir entre as pessoas e os animais e a compreensão dos seus diferentes universos e modos de ser.
Extraem-se dela também valores importantes como o da entreajuda, da solidariedade, do entendimento e aceitação da diferença que afaste o medo do desconhecido, da coragem e da humildade em reconhecer os erros e do perdão.