Livro
Nininha
Hugo Amaro
0 Avaliações

 
O coma inesperado no dia em que a Nininha festejaria os 30 anos de idade, o universo desconcertante dos cuidados intensivos, a luta imponderável entre a vida e a morte, uma família tomada pela angústia de uma doença rara.
Depois da obra poética “Rio Percorrido/pedaços de vida”, Hugo Amaro faz uma incursão pela prosa e traz-nos um relato real e dilacerante do sofrimento vivido com a sua única irmã relegada a uma cama de hospital, onde nos mostra a sua visão perturbante sobre a vida, o sofrimento e o fenómeno divino.
O drama é permeado por uma acutilante e mordaz descrição da envolvência social e cultural da Madeira e pincelado por notas cruas e profundamente conhecedoras da ambiência da saúde no país e na ilha.
O autor revela um pendor de escrita notável, particularmente lúcido e uma capacidade descritiva invulgar, num livro poderoso e inquietante que nos envolve desde a primeira página.
Uma obra a não perder.

AUTOR

 

Hugo Amaro nasceu em 1962, no Funchal, onde passou a infância e adolescência, no seio de uma família numerosa. Mudou-se para Coimbra, nos anos oitenta, onde se licenciou em Direito. Embora apaixonado pelo ambiente intelectual da Lusa Atenas, regressou ao Funchal para exercer advocacia, atividade que cedo abandonou para abraçar funções na Administração Pública, nas áreas de consultadoria e administração de serviços de saúde.

De personalidade tímida e introspectiva, desde cedo revelou um grande pendor para a escrita, em detrimento da oralidade, com a leitura absorvente de grandes escritores, como Thomas Mann, Herman Hesse, Fernando Pessoa, Miguel Torga e Eugénio de Andrade, a servir-lhe de inspiração para se abalançar a escrever. A sua predileção de espírito é a prosa, mas o «struggle for life» tem coartado a sua concretização. Tem preenchido os seus ímpetos literários com poemas, que não exigem delongas de estrutura narrativa, constituindo instantâneos de alma e angústia.

São alguns desses poemas, avulsos, escritos ao longo de alguns anos, que agora se dá à estampa, coligidos como Rio Percorrido (pedaços de vida).

Outros livros

Copyright (C) 2017 Edições Vieira da Silva LDA. Todos os direitos reservados.