Manuel José Cerqueira da Silva, mais conhecido por Zé Manel da Lixa, nasceu na freguesia de Santão, concelho de Felgueiras, a 13 de outubro de 1949. Na sua terra natal, frequentou a instrução primária na Escola do Hospital. Em 2011, termina o terceiro ciclo do ensino básico.
Iniciou a sua carreira profissional ainda em tenra idade, como aprendiz de torneiro mecânico. Atualmente, é empresário no mesmo setor.
O seu serviço militar foi prestado em Angola, de onde regressou em 1973, fixando residência em Vila Cova da Lixa, onde constituiu família.
Nestes 63 anos de vida, dedicou uma parte deles à poesia. Em 2009, publica Encantos e recantos da cidade da Lixa, sendo a sua primeira obra publicada e dedicada à sua terra amada. Ao longo dos anos, tem mantido diversas colaborações com publicações periódicas locais, como o Semanário de Felgueiras ou o Jornal da Lixa. É frequente receber convites para participar em tertúlias poéticas ou para declamação de poemas de sua autoria, em diversos eventos ou festividades.
Biografia do autor
Manuel José Cerqueira da Silva, mais conhecido por “Zé Manel da Lixa”, nasceu na freguesia de Santão, concelho de Felgueiras, a 13 de outubro de 1949.
Iniciou a sua carreira profissional ainda em tenra idade, como aprendiz de torneiro mecânico. Chegou a empresário no mesmo ramo. Atualmente encontra-se reformado.
O seu serviço militar foi prestado em Angola de onde regressou em 1973, fixando residência em Vila Cova da Lixa, onde constituiu família.
Em 2009, publica Encantos e recantos da cidade da Lixa, sendo a sua primeira obra editada e dedicada à sua terra amada. Em 2013, edita A poesia e a vida. Em 2016, coordenou a monografia A página do Combatente direcionada para testemunhos dos ex-Combatentes do Ultramar. Em 2017, publica nova obra poética com o título Amor e Sedução. Em 2021, o autor decide abraçar um novo género literário – o romance – com a edição da obra Portugal – Brasil em cinco gerações na fazenda Dona Mariazinha. O novo livro, agora publicado, é a segunda abordagem do autor no género romance, sendo baseado na sua experiência enquanto militar no Ultramar.
Tem igualmente mantido diversas colaborações com publicações periódicas locais como o Semanário de Felgueiras ou o Jornal da Lixa. É frequente receber convites para participar em tertúlias poéticas ou para declamação de poemas, de sua autoria, em diversos eventos e festividades.