Baseado nas viagens feitas pelos portugueses à procura de melhores condições de vida e, genericamente, no quotidiano português e brasileiro, o romance inicia-se em terras minhotas com um casal – dona Mariazinha e senhor Repolho – que decide abraçar um projeto agrícola herdado numa região brasileira.
A fazenda herdada – que mais tarde terá o nome da mulher minhota que a herdou – será o palco de quase todo o romance. Aqui florescerão as cinco gerações a narrar e as suas histórias, com os inevitáveis encontros e desencontros da vida. Aqui ocorrerão amores, tristezas, tragédias e muitas alegrias.
As mulheres da fazenda, sobretudo dona Mariazinha, Violeta, Olívia e mesmo a designada “Menina Cozinheira”, a escrava de serviço na casa grande da fazenda, são os motores da fazenda e, por conseguinte, do romance. Muito do enredo se baseia na maneira destas mulheres encararem a vida e os negócios.
Especial importância será dada à dicotomia entre os que defendiam a escravidão e os que a reprovavam. No final, o bem vencerá.
Esta obra é a primeira abordagem do escritor a esta abordagem narrativa, o romance.
Biografia do autor
Manuel José Cerqueira da Silva, mais conhecido por “Zé Manel da Lixa”, nasceu na freguesia de Santão, concelho de Felgueiras, a 13 de outubro de 1949.
Iniciou a sua carreira profissional ainda em tenra idade, como aprendiz de torneiro mecânico. Chegou a empresário no mesmo ramo. Atualmente encontra-se reformado.
O seu serviço militar foi prestado em Angola de onde regressou em 1973, fixando residência em Vila Cova da Lixa, onde constituiu família.
Em 2009, publica Encantos e recantos da cidade da Lixa, sendo a sua primeira obra editada e dedicada à sua terra amada. Em 2013, edita A poesia e a vida. Em 2016, coordenou a monografia A página do Combatente direcionada para testemunhos dos ex-Combatentes do Ultramar. Em 2017, publica nova obra poética com o título Amor e Sedução. Em 2021, o autor decide abraçar um novo género literário – o romance – com a edição da obra Portugal – Brasil em cinco gerações na fazenda Dona Mariazinha. O novo livro, agora publicado, é a segunda abordagem do autor no género romance, sendo baseado na sua experiência enquanto militar no Ultramar.
Tem igualmente mantido diversas colaborações com publicações periódicas locais como o Semanário de Felgueiras ou o Jornal da Lixa. É frequente receber convites para participar em tertúlias poéticas ou para declamação de poemas, de sua autoria, em diversos eventos e festividades.